O Brasil registrou um aumento preocupante no número de acidentes por choque elétrico em 2023, com um total de 986 incidentes, em comparação com os 853 de 2022, representando um aumento de 15,59%. Na região Norte, esse aumento foi gradual nos últimos anos, passando de 117 em 2021 para 127 em 2023, com 49 desses acidentes ocorrendo no Pará, o estado com mais registros na região em 2023, dos quais 45 resultaram em vítimas fatais. Esses dados alarmantes foram divulgados pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).
De acordo com o estudo da Associação, 27,8% dos acidentes no Brasil acontecem em áreas residenciais, totalizando 274 incidentes dentro dos lares brasileiros, dos quais 210 resultaram em perdas de vidas.
Diante desse cenário, a Equatorial Energia Pará destaca a importância de realizar atividades e serviços relacionados à energia elétrica de forma segura e responsável. A empresa ressalta que apenas profissionais capacitados da distribuidora de energia estão autorizados a realizar intervenções no Sistema Elétrico de Potência (SEP), como trabalhos em postes, manuseio de rede, substituição de transformadores e operação de chaves, pois são treinados para executar essas tarefas com segurança.
Além de ser uma infração penal conforme o artigo 265 do Código Penal Brasileiro, a intervenção não autorizada na rede elétrica representa um risco para a vida de muitas pessoas, como destaca a Técnica de Segurança do Trabalho da Equatorial Pará, Natália Pirovano.
“Conscientes dos perigos envolvidos nessas atividades, sempre procuramos alertar a comunidade sobre os riscos de interferir na rede. Não queremos que vidas sejam perdidas devido a essa prática. Um acidente pode ocorrer mesmo sem contato direto com os fios, pois a proximidade pode induzir uma descarga”, reforça Natália.
Roubo de Energia: Um Problema Grave
Uma das motivações para intervenções não autorizadas na rede elétrica é o roubo de energia, uma prática criminosa de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Essa prática não apenas representa perigos significativos, mas também resulta em enormes prejuízos para a sociedade.
Muitas vezes, aqueles que realizam essas atividades ilegais não possuem a capacitação adequada nem as habilidades necessárias, o que pode resultar em acidentes. Além disso, o roubo de energia pode causar interrupções no fornecimento elétrico, afetando milhares de pessoas.