A proibição de impulsionamento eleitoral pelo Google levanta preocupações entre os candidatos, que agora buscam alternativas para fortalecer suas campanhas online.
Como sempre digo não dá para apostar todas as fichas em terreno alugado. Não dá para focar toda comunicação em plataformas que você não controla as regras. A decisão do Google de vetar impulsionamento eleitoral em 2024 vai afetar diretamente os candidatos, especialmente aqueles que não têm uma base orgânica forte e que não investiram a médio prazo em um site, por exemplo.
Outra possibilidade ventilada é que a Meta acabe também suspendendo os anúncios pagos no período eleitoral. Aí será mais um Deus no acuda, por isso não dá para investir em comunicação digital só na reta final do processo eleitoral. Quem já tem base de dados organizada sairá na frente e vai conseguir se virar sem os anúncios.
Quem não fez o dever de casa antes enfrentará muitos desafios. Sem os anúncios, por exemplo, será muito difícil direcionar os conteúdos e ampliar a base de distribuição.
Mas chorar pelo leite derramado não vai resolver, então bora para as soluções imediatas.
- Busque criar uma base de dados agora por meio de anúncios na Meta e direcione para e-mail marketing e para o WhatsApp.
- Crie imediatamente um site, mesmo que básico.
- Foque em alimentar o site com conteúdos que contenham palavras-chave de busca no Google.
- Organize sua comunicação offline! Não se iluda: não existe campanha eleitoral municipal sem rua!
Essas são algumas saídas para diminuir o impacto dessa decisão! Para todo desafio, tem uma saída!
Redação Impulso Notícias.