Forma Pará: Democratizando o Acesso ao Ensino Superior e Transformando Vidas.

Forma Pará: Democratizando o Acesso ao Ensino Superior e Transformando Vidas.

Fonte: Ag. Pará

O governo do Pará lançou em 2019 o programa Forma Pará, considerado o maior programa de universalização do Brasil, com o objetivo de proporcionar acesso ao ensino superior de qualidade para cerca de 10 mil pessoas em todo o território estadual. Esta iniciativa inovadora expande a oferta de vagas para cursos de graduação, incluindo bacharelado, licenciatura e tecnológica, por meio de parcerias entre instituições de ensino superior, prefeituras municipais e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

O programa já conta com 199 turmas em andamento e duas concluídas, como a turma do curso de Licenciatura em Geografia, em Salinópolis, e a turma de Licenciatura em História, em Mosqueiro, distrito de Belém. Os resultados já são visíveis na vida dos graduados, como Soraya Cristina, coordenadora do ensino no campo, cuja formação em Geografia a capacitou para orientar professores e alunos, especialmente na Educação Especial.

O Forma Pará abrange as 12 Regiões de Integração e os 144 municípios do estado, oferecendo 9.775 vagas distribuídas em parceria com seis universidades públicas. A demanda por novas turmas parte das prefeituras municipais, com justificativa socioeconômica para a oferta do curso, visando a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho e a redução da taxa de desemprego.

Além disso, o programa realiza consultas públicas para identificar quais instituições podem ofertar os cursos mais próximos aos municípios, como ocorreu em Rio Maria, com os cursos de Enfermagem e Engenharia Civil, totalizando 100 vagas em nível superior.

Os beneficiários do programa, como Carlene Cruz, estudante de Enfermagem, destacam a oportunidade de acesso ao ensino superior em instituições de renome, que antes pareciam inacessíveis para quem reside em regiões mais distantes. Para Carlene, o programa não apenas proporciona formação de qualidade, mas também amplia as perspectivas de realização profissional e pessoal.

O coordenador do Forma Pará, Daniel Sidônio, ressalta que o programa tem sido uma ferramenta essencial na democratização do acesso ao ensino superior, fomentando o desenvolvimento local e regional, além de proporcionar oportunidades de emprego e empreendedorismo para jovens, adultos e idosos em todo o estado.

(Fonte: Ag. Pará)