Durante sua participação no “Summit Valor Econômico Brasil – USA”, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o governador do Pará, Helder Barbalho, enfatizou a estratégia do estado para o desenvolvimento socioeconômico, centrada na economia verde. Barbalho ressaltou que, apesar da forte presença da mineração e da agricultura no estado, é necessário investir em uma nova economia verde para garantir o cuidado com a floresta amazônica e seus povos.
O governador destacou as medidas adotadas pelo estado para combater a ilegalidade ambiental e reduzir o desmatamento, o que levou o Pará a apresentar a maior redução de desmatamento entre todos os estados do Brasil. Uma das iniciativas mencionadas por Barbalho é a criação do Plano Estadual de Bioeconomia, que visa agregar valor à floresta por meio do investimento em inovação e conhecimento.

Além disso, Barbalho mencionou a aposta do estado na commodity ambiental, especialmente no mercado de carbono, onde o Pará já acumula 156 milhões de toneladas a serem comercializadas até 2026. Essas receitas serão destinadas ao combate aos crimes ambientais e ao impulsionamento de iniciativas voltadas para a economia verde.
O governador ressaltou ainda a importância de iniciativas como a concessão da área de restauro do estado, que visa recuperar áreas degradadas e promover empregos verdes, conectando a preservação ambiental com oportunidades econômicas.
O “Summit Valor Econômico Brasil – USA” reuniu empresários, autoridades e especialistas brasileiros e norte-americanos para discutir os desafios e oportunidades de negócios entre os dois países. O evento representa uma plataforma importante para promover o diálogo e a colaboração entre as duas nações em questões econômicas e ambientais.
(Fonte: Ag. Pará)