O Governo do Estado realizou a entrega do Hospital Regional da PA-279 (HRPA 279) nesta quinta-feira (18), no município de Ourilândia do Norte. O governador expressou sua felicidade ao entregar esse sonho para a população, em seu aniversário. O hospital, resultado de uma parceria público-privada, estará disponível para os moradores de diversos municípios, oferecendo serviços de saúde e melhorando a qualidade de vida.
A nova unidade hospitalar, com seus 120 leitos e diversas especialidades, incluindo pronto-socorro, traumatologia e oncologia, atenderá inicialmente cerca de 500 mil pessoas da região que compreende a PA-279. O Secretário de Saúde do Estado ressaltou a modernidade e abrangência do hospital, que se torna um importante marco na região.

A inauguração foi celebrada pelos moradores, que agora terão acesso a um atendimento mais descentralizado, com oferta de especialidades médicas e exames. Para os habitantes locais, como Maria Bezerra Gomes, esse hospital é uma grande conquista, eliminando a necessidade de deslocamentos longos para receber tratamento. Eliete Silva, pedagoga, compartilha a mesma visão, destacando que o hospital beneficiará não apenas a cidade de Ourilândia, mas também os municípios vizinhos.
Com cerca de 13 mil metros quadrados de área construída, o HRPA279 conta com quatro andares e possui uma ampla estrutura de atendimento, incluindo internação, UTIs neonatais, pediátricas e para adultos, além de um centro de apoio diagnóstico para exames laboratoriais e de imagem, como raios-X, mamografia, tomografia e ressonância magnética.

A unidade será referência em atendimento ambulatorial e hospitalar, com especialidades que abrangem pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia, cardiologia e nefrologia, incluindo serviços de hemodiálise para pacientes renais crônicos.
Essa inauguração se soma aos esforços do Governo do Pará na expansão da rede de saúde, que já contemplou a entrega de sete hospitais desde 2019, bem como a criação de policlínicas e núcleos de atenção a transtornos específicos, como o autismo. Além disso, projetos estão em andamento para a construção de mais unidades de saúde em diferentes regiões do estado, ampliando o acesso aos cuidados médicos.
Ao longo dos últimos anos, o governo estabeleceu 92 convênios visando aprimorar a saúde nos 144 municípios paraenses, por meio de construções, reformas, ampliações e aquisição de equipamentos. Com isso, a saúde no Pará tem avançado, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar para a população.
(Fonte: Ag. Pará)