Com o compromisso de garantir assistência à saúde pública no Pará, o Governo do Estado está fortalecendo as redes de atendimento em todas as 12 Regiões de Integração. Na cidade de Altamira, localizada no sudoeste do estado, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) está conduzindo a construção da Policlínica do município, com um investimento superior a R$31 milhões.
Com uma população estimada em mais de 126 mil habitantes de acordo com o IBGE em 2022, os moradores de Altamira terão acesso a um espaço moderno, adequado e bem equipado para receber atendimento de qualidade, incluindo consultas e exames. Isso reduzirá o tempo e a necessidade de deslocamentos para outras cidades. Ruy Cabral, Secretário de Obras Públicas, ressalta a importância dessa nova unidade de saúde.

“Nossa missão de construir esses espaços é garantir um sistema de saúde público de qualidade, com infraestrutura moderna que facilite o acesso à assistência. As obras da Policlínica de Altamira estão em andamento, com o objetivo de oferecer em breve mais um recurso voltado para a saúde e bem-estar da população”, enfatizou Cabral.
A Policlínica terá uma área de mais de três mil metros quadrados, dividida em setores para recepção de resultados, atendimento ambulatorial, diagnóstico por imagem, Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (NATEA), laboratórios, apoio técnico e uma ala dedicada à hemodiálise. O atendimento será agendado previamente, encaminhando os pacientes para outras unidades da rede estadual, conforme a necessidade. Além das consultas especializadas, o setor ambulatorial ampliará o atendimento com serviços sociais e terapia ocupacional.
Especialidades médicas como ginecologia, oftalmologia e otorrinolaringologia estarão disponíveis, assim como a realização de procedimentos de hemodiálise. A Policlínica também oferecerá uma variedade de exames, incluindo eletroencefalograma, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética, raio-x, tomografias, procedimentos invasivos e endoscopia.
(Fonte: Ag. Pará)