Mais de 14 mil atendimentos já realizados pelo programa ‘Assistência Por Todo o Pará’

Mais de 14 mil atendimentos já realizados pelo programa ‘Assistência Por Todo o Pará’

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), vem ampliando o acesso da população a serviços essenciais por meio do programa ‘Assistência Por Todo o Pará’. Até o momento, a iniciativa já proporcionou 14.855 atendimentos em municípios como Marabá, Abaetetuba, Castanhal e Bragança.

Com foco em promover inclusão social e qualificação profissional, o programa oferece serviços que vão desde a emissão de documentos até a capacitação e oportunidades de emprego, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que desejam ingressar no mercado de trabalho.

“A nossa prioridade é garantir que os paraenses tenham maior acesso às ações do governo, além de desenvolver ferramentas eficazes que promovam inclusão e melhorias socioeconômicas nos 144 municípios do estado. Queremos fortalecer o bem-estar da população e gerar emprego e renda, possibilitando que muitos garantam crescimento pessoal e profissional”, declarou Inocencio Gasparim, secretário da Seaster.

Ações em destaque nos municípios

As iniciativas do programa foram moldadas às realidades de cada localidade. Em Marabá, por exemplo, destaque foi dado à agricultura familiar. Agricultores participaram de palestras sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), enquanto 243 mulheres foram capacitadas em cursos de manipulação de alimentos. Além disso, cerca de 320 pessoas participaram de oficinas sobre receitas saudáveis, compostagem e reaproveitamento integral de alimentos. No total, o município registrou 2.781 atendimentos.

Já em Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, os serviços tiveram foco em capacitação e empregabilidade. Foram registrados 2.950 atendimentos, com destaque para a emissão de carteiras de trabalho digitais e atualizações cadastrais no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Além disso, o programa realizou palestras do Primeiro Ofício, direcionadas a jovens em busca do primeiro emprego, além da intermediação de mão de obra e solicitações de seguro-desemprego.

O nordeste paraense, em Castanhal, teve como foco ações voltadas para os microempreendedores e iniciativas de apoio à reciclagem. Cerca de 4.415 atendimentos foram realizados, incluindo a capacitação de artesãos, formalização de microempreendedores individuais (MEIs), distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores e suporte a cooperativas de reciclagem.

Bragança, por sua vez, liderou em número de atendimentos, registrando 4.709. O município contou com serviços de qualificação profissional, feirões de emprego, entrega de materiais para economia solidária, além de ações voltadas para a educação nutricional e capacitações em compostagem para pequenos produtores rurais.

Impacto positivo nos participantes

Para muitos beneficiados no programa, a iniciativa trouxe mudanças concretas em suas vidas. Pedro Henrique, morador de Bragança, foi um dos que conquistaram uma vaga de trabalho como auxiliar de mecânico durante o Feirão de Empregos organizado pela ação.

“A iniciativa foi muito bem planejada, com organização, agilidade no atendimento e ótima estrutura. Graças a ela, consegui uma nova oportunidade de trabalho. São essas ações que trazem mais dignidade e esperança para quem está buscando seu espaço no mercado de trabalho”, destacou Pedro.

Próximas etapas

O ‘Assistência Por Todo o Pará’ continuará levando suas ações a outros municípios do estado. A próxima parada será na capital, Belém, com datas e locais que serão divulgados em breve nos canais oficiais da Seaster. O programa reforça o compromisso do governo estadual em ampliar o alcance das políticas públicas e promover melhorias para a população de todas as regiões do Pará.

Fonte: Agência Pará