Missão brasileira em Roma busca fortalecer cooperação em pesquisa e inovação.

Missão brasileira em Roma busca fortalecer cooperação em pesquisa e inovação.

Fonte: Ag. Pará

Uma delegação brasileira, composta por representantes de diversas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) estaduais, está em Roma, na Itália, entre os dias 20 e 24 de maio, para promover a cooperação em pesquisa e inovação entre os Estados brasileiros e entidades italianas. Organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o encontro visa abordar desafios globais, como mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, por meio de iniciativas colaborativas.

Durante o primeiro dia da missão, a delegação brasileira assinou um Memorando de Entendimentos com o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e teve reuniões com o Ministério de Relações Exteriores, a Organização Internacional Ítalo-Latino Americana e o Ministério da Universidade e Pesquisa. Os temas discutidos abrangeram desde biodiversidade e bioeconomia até energias renováveis e geração descentralizada de energia, visando promover projetos conjuntos de pesquisa e mobilidade.

Marcel Botelho, presidente da Fapespa e diretor da Região Norte do Confap, destacou a importância dos diálogos e parcerias estabelecidas durante a missão, visando agregar conhecimento científico e tecnológico para promover a inovação e o desenvolvimento sustentável, especialmente em regiões como o Pará.

A delegação, composta por representantes de diversas regiões do Brasil, continua sua agenda na capital italiana, explorando oportunidades de colaboração e fortalecendo os laços entre as instituições de pesquisa e inovação do Brasil e da Itália.

(Fonte: Ag. Pará)