Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) do Pará recebeu uma delegação do Departamento do Putumayo, na Colômbia, em uma missão diplomática com o objetivo de fortalecer laços e trocar conhecimentos sobre políticas públicas de incentivo fiscal e desenvolvimento econômico sustentável. A comitiva, liderada pelo governador Carlos Andrés Marroquín, foi recebida pelo secretário em exercício da Sedeme, Carlos Ledo, em Belém.
A visita teve como foco a gestão das políticas de incentivo fiscal para atrair novos empreendimentos, com ênfase no desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, além da verticalização do segmento industrial. Durante o encontro, foram discutidas também as potencialidades das cadeias produtivas amazônicas, especialmente do açaí e do cacau.

Carlos Ledo ressaltou a importância do intercâmbio para a troca de conhecimentos entre o Pará e o Departamento colombiano, destacando a missão da Sedeme no desenvolvimento de políticas públicas com foco na sustentabilidade para diversos segmentos econômicos, incluindo mineração e energia.
A diretora de Desenvolvimento de Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Sherry Brom, apresentou os ciclos da cadeia produtiva da bioeconomia, com ênfase no cacau e no açaí. Ela destacou ainda as linhas de crédito, financiamentos e programas socioeconômicos disponíveis, bem como a importância da verticalização da produção e práticas sustentáveis.
Durante a programação, os visitantes puderam conhecer produtos derivados do açaí e do cacau, como chocolate de origem, nibs integrais e cupulate, além de cosméticos à base desses ingredientes. A iniciativa visa a demonstrar as potencialidades dos produtos amazônicos e abrir portas para futuros negócios.

A visita da delegação colombiana faz parte de uma agenda extensa, que inclui reuniões com autoridades do Governo do Estado do Pará, participação na Feira do Açaí, visitas estratégicas nos setores de agricultura, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e turismo, além de conhecer boas práticas no aproveitamento industrial do açaí e na geração de valor agregado por meio da transformação em produtos derivados.
Ao todo, 25 pessoas compõem o grupo que está em Belém entre os dias 12 e 18 de maio de 2024, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre o Pará e o Departamento do Putumayo, na Colômbia, e promover o desenvolvimento sustentável na região.
(Fonte: Ag. Pará)