Operação conjunta de peritos desvenda mistério de corpos encontrados em embarcação à deriva no litoral de Bragança.

Operação conjunta de peritos desvenda mistério de corpos encontrados em embarcação à deriva no litoral de Bragança.

Fonte: Ag. Pará.

Após a descoberta dos corpos por pescadores em uma embarcação à deriva no litoral de Bragança, nordeste paraense, uma operação minuciosa foi realizada por peritos da Polícia Federal (PF) e da Polícia Científica do Pará (PCEPA), com aplicação rigorosa do protocolo de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI) da Interpol.

Na fase inicial, os trabalhos de resgate contaram com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar, a Coordenação Estadual de Defesa Civil, a Polícia Militar, o Grupamento Aéreo do Estado do Pará, a Marinha do Brasil e órgãos de segurança e defesa social de Bragança.

A PCEPA atuou desde o registro da ocorrência até a chegada da PF, realizando a perícia de local de desastre e exames para identificação dos corpos e nacionalidade. Os resultados confirmaram a origem africana dos cadáveres.

Os corpos foram então levados para a Unidade sede da PCEPA, em Belém, onde uma estrutura foi montada para realização da fase Post Mortem do protocolo DVI/Interpol, em uma operação multidisciplinar envolvendo mais de 30 servidores da PF, PCEPA e do Instituto de Identificação da Polícia Civil.

A integração entre PF e PCEPA foi fundamental para o sucesso da operação, resultando na entrega da Medalha da Perícia Criminal Federal para servidores da PCEPA durante o sepultamento das vítimas.

(Fonte: Ag. Pará)