O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), marcou presença no Seminário UE-Brasil sobre Matérias-Primas Críticas 2024. O evento, organizado pela EU-LAC Critical Raw Materials Support Action em colaboração com o Ministério de Minas e Energia do Brasil, reuniu representantes governamentais e empresariais para discutir investimentos e inovações em cadeias de valor de matérias-primas críticas.
O secretário Paulo Bengtson representou o Pará no painel que abordou a promoção de investimentos e oportunidades ao longo das cadeias de valor dessas matérias-primas. Durante sua participação, Bengtson destacou políticas públicas voltadas para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável de produtos e serviços nos mercados nacional e internacional. Além disso, foram discutidos projetos como o ‘Descarboniza Pará’ e o Projeto Luanga, que contribuem para a transição energética e o desenvolvimento socioeconômico do estado.

O evento, que contou com a presença de formuladores de políticas públicas e representantes empresariais da União Europeia e do Brasil, proporcionou um espaço para o diálogo e a troca de experiências sobre o papel das matérias-primas críticas no desenvolvimento de tecnologias modernas.
(Fonte: Ag. Pará)