Pará: Resultado de Estudo Sorológico Confirma Ausência de Febre Aftosa.

Pará: Resultado de Estudo Sorológico Confirma Ausência de Febre Aftosa.

Fonte: Ag. Pará

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) anunciou que as análises das amostras de sangue dos bovinos selecionados para o estudo sorológico foram concluídas, confirmando a ausência viral da febre aftosa no Pará. O resultado, divulgado pela Divisão de Análises de Prevenção e Vigilância (DIAV) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na terça-feira (7), atesta a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais do Serviço Veterinário Oficial da Agência.

Com essa conclusão, o Estado avança na busca pela certificação internacional do status de área livre da aftosa sem vacinação até 2025, resultado de mais de 20 anos de esforços da Adepará em parceria com a cadeia produtiva paraense.

“É com muita satisfação que recebemos este resultado, fruto do trabalho de excelência das nossas equipes de defesa agropecuária, refletindo o nível de profissionalismo que temos”, afirma George Santos, gerente do programa estadual de erradicação da febre aftosa.

Para as análises, foram coletadas amostras de sangue de aproximadamente 3 mil bovinos de até 24 meses, pertencentes a 102 propriedades rurais em 55 municípios paraenses, selecionadas com base no risco de reintrodução da doença.

Após essa etapa, os trabalhos de defesa sanitária serão mantidos e intensificados, incluindo vigilâncias epidemiológicas e relatórios elaborados pela Adepará para o processo de certificação internacional do novo status sanitário.

(Fonte: Ag. Pará)