O município de Canaã dos Carajás, localizado no sudeste do Pará, foi palco de mais uma edição do programa “Por Todas Elas”, nesta sexta-feira (4). A iniciativa, voltada à valorização e cuidado com as mulheres paraenses, reuniu serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar, beneficiando milhares de pessoas em uma única ação.
Com uma extensa lista de serviços, o evento ofereceu mais de 30 tipos de atendimentos. Entre as atividades realizadas, destacaram-se a emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas, exames oftalmológicos — com direito à escolha de armações para óculos de grau —, testes rápidos, vacinação, mamografia, ultrassonografia e encaminhamentos especializados.
Atenção Integrada para Mulheres
A vice-governadora do Pará e idealizadora do programa, Hana Ghassan, enfatizou a relevância de ações como essa. “O ‘Por Todas Elas’ reforça o nosso compromisso com a saúde e os direitos das mulheres. É uma forma de levar o Estado até elas, oferecendo um atendimento humanizado e amplo. Sabemos que as mulheres cuidam de todos ao seu redor. Agora é o momento de cuidarmos delas. Nosso objetivo é atender mais de cinco mil mulheres nesta edição aqui em Canaã dos Carajás”, explicou.

Além dos cuidados de saúde, o público teve acesso a serviços como apoio jurídico gratuito, oferecido pela Defensoria Pública, e orientações em saúde, além de assistência estética, como forma de também valorizar o bem-estar das participantes.
Relatos de Quem Foi Beneficiado
Para muitas mulheres, o evento foi a oportunidade de acessar cuidados há tempos adiados pela falta de tempo ou condições. A atendente Luciana Freitas, de 38 anos, foi uma das primeiras a chegar e saiu satisfeita: “Consegui passar pelo clínico geral e pegar um encaminhamento para meu exame de tireoide. O atendimento foi rápido e gratuito. É uma ajuda gigantesca, porque em postos de saúde às vezes perdemos muito tempo, com filas longas. Achei essa ação maravilhosa”.

Já a assistente administrativa Audrea Oliveira, de 47 anos, aproveitou o momento para um atendimento oftalmológico. “Fiz meu exame de vista e troquei minha armação, algo que já precisava há tempos. Meu óculos antigo estava me causando dor de cabeça e dificuldade para enxergar. Agora, com esse cuidado, vou conseguir realizar meu trabalho com mais tranquilidade. É um grande alívio, principalmente para quem realmente precisa e nem sempre consegue pagar por esses serviços”, destacou.
A dona de casa Marinalva Pereira, de 54 anos, foi outra beneficiada, aproveitando o evento para realizar um exame de mamografia. “Há muito tempo eu precisava fazer esse exame, mas nunca conseguia, ou por falta de vaga ou por distância. Aqui consegui fazer rapidamente e ainda recebi o resultado na hora. É um grande alívio ter um cuidado de saúde acessível e próximo de casa”, contou ela, emocionada.
Estrutura e Organização
A estrutura do evento contou com cinco carretas itinerantes do programa TerPaz, todas equipadas para oferecer atendimentos médicos, exames e serviços de cidadania. Um dos destaques foi a Carreta da Mulher, que concentrou atendimentos voltados exclusivamente à saúde feminina, como mamografia, preventivos e ultrassonografias. O objetivo foi garantir conforto, privacidade e exames de qualidade no mesmo dia.

Números do Programa
O “Por Todas Elas” já impactou diferentes regiões do Pará desde sua criação em 2024. Até agora, o programa contabiliza mais de 120 mil atendimentos realizados, promovendo o acesso a direitos e incentivando o cuidado integral com as mulheres.
Com atividades que seguem alcançando diversos municípios, a ação busca oferecer acolhimento, atendimento e oportunidades para quem mais precisa, facilitando o acesso a serviços indispensáveis para a saúde e a cidadania.
Fonte: Agência Pará