A partir das 10h desta quinta-feira (24), a Receita Federal abre a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025. O lote contempla pagamentos para 7,2 milhões de contribuintes, tornando-se o maior da história em quantidade de beneficiados e o segundo maior em valor total. A liberação também inclui restituições residuais de anos anteriores, destinadas a quem regularizou pendências recentemente.
O total a ser pago alcança expressivos R$ 10 bilhões, conforme divulgado pelo Fisco. Desse montante, a maior parcela será destinada a contribuintes com prioridades legais ou que optaram pelo uso da declaração pré-preenchida e pela restituição via Pix, fatores que, este ano, garantem tratamento prioritário.
Como estão distribuídas as restituições?
O lote é abrangente e contempla diferentes perfis de contribuintes. Veja a distribuição divulgada pela Receita:
– 6.316.894 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pela restituição via Pix; |
---|
- 755.978 contribuintes sem prioridade legal;
- 83.575 contribuintes na faixa etária entre 60 e 79 anos;
- 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 15.988 contribuintes com 80 anos ou mais;
- 11.298 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doenças graves.
Um dos destaques do lote deste ano é que a escolha por preencher previamente a declaração combinada com o uso do Pix foi incluída como critério de prioridade, mesmo não sendo exigido pela legislação.
Como consultar se está na lista?
Os contribuintes podem checar se fazem parte do lote de restituição no site da Receita Federal. Para isso, basta clicar na seção “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar essa consulta pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
Pagamento será depositado no dia 31 de julho
Os valores serão depositados na próxima quarta-feira, dia 31, diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda. Caso o depósito não seja efetuado por algum motivo, como erros na conta informada ou conta desativada, o valor ficará disponível por um ano para resgate no Banco do Brasil.
Nesse cenário, o contribuinte pode agendar o recebimento em outra conta em seu nome via Portal BB ou pela Central de Relacionamento nos números:
– 4004-0001 (capitais); |
---|
- 0800-729-0001 (outras localidades);
- 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Se o resgate não for realizado nesse prazo, o contribuinte precisará solicitar o valor novamente por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O que fazer caso esteja fora do lote?
Contribuintes que não forem contemplados nesse lote podem consultar sua situação no e-CAC. Caso seja identificada alguma pendência na declaração, é possível enviar uma retificadora para regularizar os dados e aguardar os próximos lotes, já que há mais dois programados para este ano.
Com o anúncio deste terceiro lote, a Receita Federal reforça o compromisso com a agilidade nos reembolsos, contribuindo para que milhões de brasileiros regularizem suas pendências tributárias e recebam os valores a que têm direito.
Fonte: Agência Brasil