O Seminário voltado à agricultura familiar no Pará colocou em destaque o Programa Estadual de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Pecuária, enfatizando os principais eixos da iniciativa: rastreabilidade, integridade, valorização e fortalecimento da cadeia produtiva. Realizado no hotel Beira Rio, em Belém, nesta quarta-feira (8), o evento reuniu representantes do setor e pequenos produtores de todas as regiões do Estado.

Um dos objetivos centrais do seminário foi informar aos produtores familiares sobre o Programa Estadual e formar grupos de trabalho para a elaboração de um documento com demandas e propostas de ação. Esse material será apresentado ao Conselho Gestor, composto por instituições governamentais, segmento da produção rural e da indústria da carne.
Durante o evento, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), responsável pelo Sistema de Rastreabilidade Bovídea, um dos pilares da iniciativa, compartilhou informações sobre o perfil do rebanho pecuário no estado e a importância da agricultura familiar e pequenos criadores. Esse esclarecimento foi feito pelo fiscal agropecuário e gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, George Santos, e pela coordenadora da Unidade de Controle e Rastreabilidade Animal (Ucra), Barbra Lopes.

Segundo George Santos, a maior parte dos produtores cadastrados pela Adepará é da agricultura familiar, destacando a importância da parceria entre a agência e os produtores para o sucesso do Programa.
(Fonte: Ag. Pará)