O Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária (Sicarf), desenvolvido pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa), agora está integrado à base de dados do governo federal. Fruto de um acordo assinado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, essa integração visa aumentar a celeridade nos processos de regularização fundiária das terras estaduais.
A partir desta terça-feira (23), o acesso integrado ao Sicarf proporcionará uma maior eficiência no serviço público de regularização fundiária, permitindo que os pedidos de regularização sejam feitos através do portal do governo federal, utilizando o login unificado do serviço gov.br. Com isso, os cidadãos poderão acessar diversos serviços e informações do governo em um único lugar, utilizando um login único.
Para fazer o cadastro no Sicarf, os interessados deverão utilizar o número do CPF e outros dados pessoais, além de criar uma senha de 8 a 70 caracteres. Essa integração tecnológica representa um avanço significativo na agenda fundiária do Estado, possibilitando ao Iterpa promover a regularização fundiária de forma mais eficiente e acessível, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Pará e beneficiando milhares de famílias de produtores, tanto no campo quanto na cidade.
(Fonte: Ag. Pará)