As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 encerram-se nesta sexta-feira (10). O exame representa uma chance valiosa para aqueles que não puderam concluir os estudos na idade adequada e buscam a certificação do Ensino Fundamental e Médio. O prazo final de inscrição também é aplicável às solicitações de atendimento especializado e uso do nome social. As inscrições devem ser realizadas no Sistema Encceja.
Atualmente, o Pará conta com 53.748 mil estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ana Cláudia Neves, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (CEJA) da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), destaca a importância da participação dos estudantes. “A Seduc, por meio da Coordenadoria da Educação de Jovens e Adultos, ressalta a importância da realização do Encceja. Aos alunos da EJA interessados em fazer o exame para certificação, este é o momento. Não podemos perder o prazo. O site do Inep está disponível, façam suas inscrições e avancemos mais um passo rumo à construção de uma educação de qualidade”, afirmou.
O Encceja é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, e possui quatro modalidades de aplicação com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional (para residentes no Brasil), Encceja Nacional PPL (para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas), Encceja Exterior (para brasileiros residentes no exterior) e Encceja Exterior PPL (para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas). As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Prova:
Os participantes do Encceja realizarão a prova do exame no dia 25 de agosto. As provas do Encceja seguem os requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor para o Ensino Fundamental e Médio, sendo aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação.
As datas de aplicação da prova no Brasil e no exterior, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, são distintas. As provas avaliam competências, habilidades e conhecimentos adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
(Fonte: Ag. Pará)