A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, esteve presente nesta segunda-feira (20) na solenidade de entrega do programa “Cidadania Marajó” em Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Infantil. O evento, que contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e outras autoridades, marcou a entrega de embarcações para uso dos conselheiros tutelares da região, fortalecendo o atendimento em situações de violação de direitos de crianças e adolescentes em comunidades ribeirinhas.
Na ocasião, o Estado assinou o termo de adesão à iniciativa, que promove articulação e disseminação sobre direitos humanos e cidadania na região do Marajó, por meio da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos.

Hana Ghassan destacou a importância da união entre os governos estadual, municipal e federal em prol do Marajó, ressaltando o compromisso com o avanço das políticas públicas na região. O ministro Silvio Almeida reiterou a relevância das políticas de direitos humanos para o desenvolvimento do país e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na iniciativa.
Durante o evento, os Conselhos Tutelares dos municípios de Bagre, Chaves, Gurupá, Muaná e Ponta de Pedras receberam embarcações para auxiliar no atendimento a casos de violação de direitos de crianças e adolescentes em comunidades ribeirinhas.

Além disso, foram firmados acordos de cooperação com a participação de diversos ministérios, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, visando fortalecer ainda mais as ações voltadas para a proteção dos direitos humanos e o combate ao abuso e exploração infantil na região.
(Fonte: Ag. Pará)