Governo do Pará alcança redução significativa de crimes violentos letais em seus primeiros 100 dias de gestão com investimentos no Sistema Estadual de Segurança Pública.

Governo do Pará alcança redução significativa de crimes violentos letais em seus primeiros 100 dias de gestão com investimentos no Sistema Estadual de Segurança Pública.

Fonte: Agência Pará

O governo do Pará atingiu seus primeiros 100 dias de gestão com investimentos significativos e ações estratégicas no Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), com o objetivo de continuar combatendo a criminalidade em todas as regiões, mantendo os três pilares estabelecidos nos últimos quatro anos: integração, investimentos e inteligência.

Essas iniciativas resultaram em reduções significativas nos indicadores de crimes violentos letais intencionais (CVLI), especialmente em março de 2023, que foi considerado o segundo melhor mês da linha histórica desde 2010, de acordo com dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Além disso, o governo continuou investindo em equipamentos e armamentos de tecnologia avançada, bem como na construção de novas unidades policiais com uma estrutura adequada para o servidor e para o atendimento da população paraense.

Somente nos primeiros três meses do ano, o Sistema de Segurança Pública recebeu prédios totalmente estruturados, como o 1º Centro Integrado de Comando e Controle Regional, em Marabá, na região Sudeste; o 2º Batalhão de Polícia Rural, em Castanhal (Região Metropolitana de Belém); o 37º Batalhão de Polícia Militar, em Belém; o Posto de Controle Rodoviário em Conceição do Araguaia (PCRV) O governo também investiu na construção de novas Delegacias de Atendimento à Mulher (Delegacia de Feminicídio, Deam Cametá e Deam São Félix do Xingu), que oferecem atendimento, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher, bem como na reconstrução de quatro Delegacias de Polícia Civil no Arquipélago do Marajó, nos municípios de Anajás, Afuá, Curralinho e Salvaterra.

As Ordens de Serviço para o início das obras de construção do Complexo de Segurança Pública da Polícia Civil e da Delegacia de Polícia Civil de Barcarena também foram assinadas, e diversas operações de prevenção e repressão foram realizadas pelas forças de segurança. Esses investimentos e ações são indicativos do compromisso do governo com a segurança pública e têm resultado em uma redução de quase 15% nos crimes violentos letais em relação ao mesmo período de 2022.

(Fonte: Agência Pará)