Campanha de Multivacinação no Pará Alcança Mais de 126 Mil Doses Aplicadas.

Campanha de Multivacinação no Pará Alcança Mais de 126 Mil Doses Aplicadas.

Fonte: Ag. Pará

Durante os dias 10 a 26 de agosto, a população paraense foi convocada a atualizar as vacinas de crianças menores de 15 anos de idade por meio da Campanha de Multivacinação. Nesse período, um total de 126.241 doses de várias vacinas foram aplicadas nas unidades municipais de saúde dos 144 municípios do Pará, bem como nas Usinas da Paz da região.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) visou resgatar as coberturas vacinais dos imunizantes oferecidos na rotina da Rede de Atenção Básica, que nos últimos anos não têm atingido as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Durante a campanha, foram disponibilizadas 19 vacinas, incluindo hepatite B, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), poliomielite oral, HPV, febre amarela, Influenza e covid-19. Além disso, adultos tiveram acesso a vacinas contra Hepatite B, Influenza e Dupla Adulto (difteria e tétano).

Entre as doses administradas, destaca-se a aplicação de 16.902 doses da vacina contra o HPV, 10.968 doses da vacina triviral (contra sarampo, caxumba e rubéola), 11.264 doses da vacina contra a febre amarela, 9.354 doses da vacina oral contra a poliomielite, 8.505 doses da vacina contra a pólio (por seringa) e 7.597 doses da vacina contra a Covid-19.

Apesar do encerramento da campanha, a Sespa destaca que as ações de imunização não cessam e continuam diariamente em todas as salas de vacinação presentes nas Unidades Básicas de Saúde dos 144 municípios paraenses.

A coordenadora de imunização da Sespa, Jaíra Ataíde, ressalta que a campanha teve como foco o resgate da vacinação de crianças e adolescentes, mas que a rotina de vacinação prosseguirá, atendendo a todas as faixas etárias contempladas pelo calendário vacinal.

As doses aplicadas durante a campanha são registradas no sistema de informação e-SUS AB, sendo inseridas tanto por meio da coleta simples de dados (CSD), que opera offline, quanto pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que opera online. A coordenadora também orienta que os municípios devem criar estratégias diferenciadas até dezembro para atingir a meta de 95% de cobertura vacinal de crianças e adolescentes.

Em resumo, a Campanha de Multivacinação no Pará alcançou números significativos, mas a importância da imunização persiste e o compromisso de resgatar as coberturas vacinais continua em prol da saúde da população paraense.

(Fonte: Ag. Pará)