No último final de semana de outubro, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promoveu uma extensa agenda de campanhas de doação de sangue em todo o estado. O objetivo dessas campanhas é garantir que os estoques de sangue da hemorrede permaneçam abastecidos e prontos para atender às necessidades dos pacientes da rede hospitalar pública e privada do Pará.
Diversos pontos de coleta foram estabelecidos para receber doadores, incluindo o hemocentro coordenador, suas unidades de coleta nos shoppings Castanheira e Metrópole, bem como os Hemonúcleos e Hemocentros de Parauapebas, Colares, Capanema, Altamira e Tucuruí. No total, aproximadamente 700 bolsas de sangue foram coletadas, beneficiando cerca de 2,8 mil pacientes em todo o estado.

O Hospital Regional de Marabá, que realizou sua campanha em Parauapebas, contribuiu significativamente para os estoques do banco de sangue paraense com cerca de 299 comparecimentos e 245 bolsas coletadas. O Hemocentro de Altamira, que promoveu sua campanha em Vitória do Xingu, encerrou o final de semana com 43 candidatos à doação e 38 doadores efetivos.
As campanhas de doação do Hemopa são fundamentais para o suprimento de sangue no estado e ocorrem todos os finais de semana. As doações de sangue desempenham um papel crucial na manutenção da saúde e no salvamento de vidas.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados de um responsável legal), pesar no mínimo 50kg, estar alimentado e descansado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e abster-se de exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas. Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 podem doar após 10 dias de recuperação total, enquanto aquelas que tiveram contato com indivíduos infectados, sem apresentar sintomas, podem doar após 7 dias.
A Hemopa mantém uma agenda contínua de campanhas de doação de sangue para garantir que os estoques sejam suficientes para atender às necessidades da população.
(Fonte: Ag. Pará)