A UTI do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na região do Xingu, conquistou o selo “Top Performer” da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e da Epimed Solutions, empresa de sistemas para UTI. O selo reconhece as UTIs brasileiras com melhor desempenho e alta eficiência em mortalidade hospitalar e utilização de recursos. O HRPT é a única unidade da região Norte a receber o reconhecimento.
A AMIB criou o selo em 2010 para levantar o perfil epidemiológico das UTIs do Brasil e compartilhar informações relevantes para orientar as políticas de saúde e estratégias, com foco na melhoria dos cuidados com pacientes críticos no país. O HRPT, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sespa), é uma das 19,1% das UTIs contempladas com o selo, de um total de mais de 700 unidades hospitalares avaliadas em todo o Brasil.
O diretor geral do HRPT, Ricardo Carajeleascow, celebrou a conquista e destacou que a equipe multidisciplinar atua diariamente com comprometimento e responsabilidade para garantir a qualidade no cuidado dos pacientes de alta complexidade. Já a coordenadora de enfermagem da UTI, Simone Moreschi, afirmou que o selo chancela a atuação da equipe, que vai muito além do corpo clínico, envolvendo profissionais de diversos setores.
Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, o reconhecimento é um passo importante diante do trabalho exercido pela instituição, recentemente no Pará e em mais de 23 anos de atuação pelo Brasil. A iniciativa UTI’s brasileiras tem como objetivo aprimorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil por meio da valorização das unidades de tratamento intensivo que gerenciam indicadores para alcançar os melhores resultados.
O Hospital Regional Público da Transamazônica é referência para mais de 500 mil pessoas nos nove municípios da região do Xingu e atende mais de 20 especialidades. O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, destacou a premiação como uma preocupação com o bem-estar dos pacientes e uma conquista para toda a população paraense.
(Fonte: Agência Pará)