Dois pacientes renais do Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado na cidade de Redenção, sudeste do Pará, tiveram suas vidas transformadas no mês de março. Graças à doação de órgãos de familiares, elas puderam receber transplantes e ter uma nova chance de vida.
No dia 27 de março, Deniela de Sousa, que esperava há mais de 3 anos por um rim, recebeu o órgão de sua mãe, Doralice Maria da Conceição. Segundo Deniela, sua vida agora será diferente e ela se sente animada para fazer coisas que antes não conseguiam. Ela ainda precisará tomar medicamentos, mas agora tem mais vontade e ânimo para enfrentar a rotina.
No dia seguinte, foi a vez de Laiane Fernandes Santos, técnica de enfermagem, receber um rim de seu pai, Roberto Ferreira dos Santos. Laiane afirmou que a rotina de um paciente renal muda completamente após um transplante, pois antes era dependente da máquina de hemodiálise e tinha muitas restrições. Mas agora, uma semana depois do transplante, ela já se sente muito melhor.
Os transplantes foram um sucesso e o HRPA é referência em atendimento nefrológico na região. O hospital é totalmente público e atende pelo SUS, oferecendo o melhor tratamento para a população.
(Fonte: Agência Pará)