Tratamento de “Ouro”: Fundação Hemopa garante qualidade de vida a pacientes hemofílicos no Pará

Tratamento de “Ouro”: Fundação Hemopa garante qualidade de vida a pacientes hemofílicos no Pará

Fonte: Agência Pará

Pedro Henrique, de 7 anos, e Bernardo Augusto, de 4, foram diagnosticados com hemofilia antes do primeiro ano de vida e estão sob os cuidados da equipe multidisciplinar do ambulatório do Programa de Coagulopatia, mantido pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). Eles estão entre os 500 pacientes hemofílicos que recebem atendimento especializado da Fundação.

A hemofilia é uma doença hereditária caracterizada por uma tendência aumentada ao sangramento devido à deficiência de um dos fatores de coagulação. O Hemopa fornece tratamento que é considerado “Ouro” pela Federação Mundial de Hemofilia e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é a profilaxia. Este tratamento consiste na infusão regular do fator de coagulação para prevenir sangramentos, o que é fundamental para a qualidade de vida dos pacientes.

O atendimento prestado pelo Hemopa conta com uma equipe multidisciplinar de hematologistas, assistentes sociais, enfermeiros, fisiatras, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, farmacêuticos e educadores. Eles fornecem cuidados integrados que garantem que os pacientes tenham os melhores resultados possíveis. O foco é a detecção precoce e a profilaxia, para evitar a maioria dos sangramentos espontâneos e intra-articulares, o que melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

O tratamento é um substituto do fator de coagulação e pode ser administrado quando ocorre um sangramento espontâneo ou traumático, que é conhecido como tratamento sob demanda, ou profilaticamente, o que é ideal, com infusão intravenosa do fator de coagulação duas a três vezes por semana. A hemofilia afeta principalmente os homens, pois é uma doença ligada ao cromossomo X, onde as mulheres são portadoras e os homens são afetados.

A equipe multidisciplinar do Hemopa presta assistência constante e ao longo da vida ao paciente hemofílico, com atendimento integrado e interdisciplinar que representa um ganho significativo em termos de ação em saúde pública no estado do Pará.

(Fonte: Agência Pará)